Verdades e mitos sobre implantes dentários

Implantes-verdades-mitos

O implante dentário é um tratamento que visa reabilitar a falta de um ou mais dentes através da colocação de dentes artificiais. A ausência total ou parcial de dentes tem impacto na qualidade de vida e os implantes dentários tem vantagens do ponto de vista funcional e estético, mas também ao nível da autoconfiança do paciente.

No entanto, este tratamento ainda gera alguns receios. Por isso, a Smile.up reuniu verdades e mitos sobre implantes dentários.

Diabéticos podem fazer implantes dentários

Verdade

Um paciente diabético pode colocar implantes dentários, desde que tenha a diabetes controlados.

É verdade que existe uma maior prevalência de doenças que afetam as gengivas e o osso que suporta os dentes em doentes diabéticos. Isto acontece quando os níveis de açúcar no sangue estão descontrolados e a capacidade de resposta às bactérias diminui. 

Quando os níveis de glicemia estão controlados é possível uma cicatrização e osteointegração normal.

Quem tem implantes dentários pode comer tudo

Verdade

Depois de fixados, os implantes dentários não impedem uma alimentação normal.

Logo após a colocação do implante, a alimentação deve ser adequada para que haja uma cicatrização dos tecidos gengivais e do osso. Durante esse período deve evitar alimentos de consistência dura. No entanto, depois osteointegração, período de cicatrização que dura entre 4 e 6 meses, qualquer tipo de alimento pode ser mastigado.

É possível extrair o dente e colocar o implante dentário na mesma cirurgia

Verdade

É possível extrair um dente e colocar um implante dentário de imediato. Na verdade, essa é a melhor opção para evitar constrangimentos sociais para o paciente (falta de dente) e manter em bom funcionamento a mastigação, a fala e a oclusão. Contudo, vai depender da saúde do paciente, por exemplo, diabéticos não controlados ou pacientes com doenças periodontais podem ficar limitados a este tipo de procedimento

Pacientes que tem falta de osso podem colocar implantes dentários

Verdade

Não é por haver pouco osso que não se colocam implantes dentários.

A falta de osso pode ser pensada como um problema impeditivo da colocação de implantes dentários, contudo, atualmente, existem alternativas e soluções. Por exemplo, para compensar a parte óssea perdida pode-se recorrer a enxertos ósseos cujo objetivo é oferecer sustentação ao implante.

O material utilizado nos implantes dentários é resistente

Verdade

O material usado nos Implantes Dentários é altamente resistente ao tempo.

Como a superfície do implante tem de se unir firmemente ao osso, o parafuso do implante dentário é geralmente feito de titânio. O titânio é um material extremamente leve, duro, biocompatível com o organismo e altamente resistente ao tempo.

Os implantes dentários são mais indicados para adultos mais velhos

Mito

O tratamento de implante dentário pode ser indicado a partir do momento em que a fase do crescimento ósseo termina, normalmente, entre os 18 e os 20 anos de idade. Não existe idade máxima para implantes dentários, desde que estejam reunidas as condições clínicas necessárias.

É normal o organismo rejeitar o implante dentário

Mito

É improvável que o organismo rejeite o material utilizado nos implantes dentários.

É clinicamente errado falarmos em rejeição dos implantes dentários visto que, não há a possibilidade de rejeição do implante pelo organismo. O titânio, material usado na produção do implante, é biocompatível, ou seja, não entra em corrosão quando entra em contacto com os tecidos humanos. Contudo, pode acontecer que, em alguns casos, o tratamento de implantes dentários falhe por causa de falta de qualidade óssea ou complicações pós-operatórias.

Colocar implantes dentários dói

Mito

Colocar implantes dentários é um procedimento simples e praticamente indolor.

A colocação do implante dentário é um procedimento cirúrgico que é sempre acompanhado de anestesia local e para além disso, hoje em dia, são feitas técnicas cirúrgicas que minimizam o trauma. É possível que o paciente sinta algum desconforto depois da cirurgia, mas para diminuir os desconfortos no pós-operatório é importante seguir as recomendações do médico dentista e tomar a medicação prescrita.

Os implantes dentários são feitos com dentes naturais

Mito

Os implantes dentários são feitos com dentes artificiais que têm a mesma forma, cor e textura dos dentes naturais. Os dentes naturais não podem ser usados porque tendem a acumular bactérias e provocar infeções. Além disso, são mais difíceis de adaptar ao implante.

Implantes dentários e próteses fixas são a mesma coisa

Mito

Implantes e próteses são diferentes.

Os implantes dentários são parafusos colocados no osso para fixar os dentes artificiais. As próteses são os dentes artificiais que substituem o dente natural e que o implante fixa. A confusão é que quando falamos em próteses, pensamos sempre nas próteses removíveis – as conhecidas placas ou dentaduras – que são usadas sem implantes.

Se precisa de um implante dentário, marque já uma consulta com um dentista.

Implantes dentários em carga imediata, implantes dentários unitários, controlo da placa bacteriana, tratamento de cáries, tratamento de cáries de leite, aparelhos dentários desde os convencionais aos invisíveis, são alguns dos tratamentos disponíveis nas clínicas Smile.up, para que a sua saúde dentária e da sua família esteja sempre em dia, sem grandes complicações.

Agende uma consulta de avaliação oral numa das nossas 60 Clínicas Dentárias Smile.up espalhadas por todo o país.

Scroll to Top